O que é

     O Projeto Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) a realizar-se através da ação conjunta entre professores e alunos das Escolas Municipais e servidores que atuam na CMPA e na SMED.

     O Parlamento Jovem de Porto Alegre surgiu da certeza da importância da educação para o fortalecimento da democracia. Democracia que é construída com dificuldade no Brasil, enfrentando constantes e repetitivos desafios. Vale ressaltar que os desafios são naturais, visto ser a democracia, além de um sistema político, uma cultura política bastante delicada, que demanda grande investimento de esforço e tempo. A educação para a democracia é fundamental nesse esforço,  garantindo uma formação cidadã aos jovens.

     O Parlamento Jovem possui grande potencial por poder proporcionar experiências únicas de vivência de um espaço democrático. Sendo assim, além da experiência na Câmara Municipal, o Projeto propõe atividades preparatórias nas escolas, que sensibilizarão e conscientizarão os estudantes para a realidade de sua comunidade e escola. O Projeto foi construído dentro de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Leave a Reply

*